Jovens que residam Piracicaba, matriculados no ensino fundamental ou médio, com idade entre 13 e 18 anos e que se interessem por cinema, têm até o dia 5 de abril para se inscreverem no projeto ???O Curta que a gente quer fazer??? que acontecerá na cidade, entre os meses de abril e junho. As inscrições podem ser feitas no site www.ocurta.com.br. A oficina abordará a produção cinematográfica, visando o desenvolvimento de curtas-metragens pelos participantes. O projeto, patrocinado pela Oji Papéis Especiais, fará um retrato do bairro Monte Alegre, local onde a empresa está instalada desde 1958.
O curso é gratuito e terá duração de três meses. São oferecidas 40 vagas, com aulas semanais e a produção de dois filmes, sendo um documentário sobre o bairro Monte Alegre e o outro uma história de ficção com tema a ser definido pelos próprios alunos. As aulas serão às quintas-feiras das 13h30 às 17h30, entre 12 de abril a 21 de junho, na sala de exibições da Estação da Paulista.
Ao longo de 12 encontros, os participantes aprenderão sobre os diversos temas para se realizar uma produção cinematográfica, como roteiro, fotografia, atuação, som e edição. Durante o processo, os alunos ainda participarão de uma viagem, para prestigiarem a uma mostra de cinema. Os filmes produzidos, serão lançados para toda a comunidade em evento especial.
As aulas oferecem formação e sensibilização artística através da linguagem de audiovisual, como explica Roberto Limberger, coordenador do projeto. ???Ao produzir e entender como funciona a produção de um filme de curta metragem, os jovens fortalecem o senso crítico e desenvolvem habilidades importantes para qualquer profissão que eles possam vir a seguir no futuro, como aprendizado do trabalho em grupo, por exemplo???, enfatiza Limberger.
O projeto O Curta é realizado pelo Ideia Coletiva, com patrocínio da Oji Papéis Especiais, por meio da Lei Rouanet. ???A OJI cumpre o seu papel especial ao apoiar projetos como esse, que valorizam e destacam as iniciativas da comunidade, além de contribuir para o despertar profissional e vocacional de crianças e jovens. Somente em 2018, serão 22 diferentes projetos na cidade de Piracicaba e o Curta Jovem chega para nos ajudar a cumprir essa missão???, destaca Vieira Junior, analista de Responsabilidade Social.