O prefeito de Americana, Omar Najar (PMDB), enviou projeto de lei à Câmara Municipal que permite ao Executivo conceder à iniciativa privada o serviço de Zona Azul, atualmente administrado pela Gama (Guarda Municipal de Americana). Segundo o texto, se optar por outorgar o serviço de estacionamento, a prefeitura vai realizar licitação para a escolher a empresa concessionária.
O projeto foi enviado ao Legislativo no último dia 6 e publicado no DO (Diário Oficial) na terça-feira (10). Mesmo se for privatizado, o serviço será remunerado por tarifas fixadas por decreto do prefeito e revisadas anualmente com base na variação IGP (Índice Geral de Preços), calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
Segundo o texto, o serviço atual é considerado ineficiente e tem falta de fiscalização. “Há muito tempo o estacionamento rotativo denominado Área Azul vem funcionando de forma ineficiente, principalmente no que tange à quantidade de monitoras, o que gera constantes reclamações por parte dos usuários”.
Ainda segundo o projeto de lei, assinado pelo gabinete do prefeito, os novos setores de estacionamento rotativo criados sequer estão sinalizados. TODODIA