A Operação Estiagem continua em Santa Bárbara d’Oeste. De 1º de maio a 30 de setembro, a Defesa Civil do Município redobra suas atenções para a prevenção das áreas de preservação ambiental, mananciais, prevenção de incêndios e cuidados a saúde pública em decorrência do baixo índice de chuvas em meio a queda de temperatura. 

Neste período é constante a queda da Umidade Relativa do Ar e, diante disso, a Defesa Civil realiza monitoramento meteorológico visando identificar possíveis riscos a saúde e proceder ações de prevenção como estabelece os planos preventivos do órgão.
Confira as principais informações e algumas orientações para o período:
– Estado de Observação: 100% a 31%?? considerado período normal, que não apresenta risco a saúde.
– Estado de Atenção: 30% a 20%Recomendações: evitar atividades físicas ao ar livre entre 12 e 17 horas, umidificar ambientes através de vaporização, recipientes com água, toalha molhada e permanecer em locais cobertos e arejados.
– Estado de Alerta: 20% a 12%Recomendações: não realizar atividades ao ar livre, evitar aglomerações em ambientes fechados, lavar Olhos e Nariz com água ou soro fisiológico.
– Estado de Alerta Máximo: Abaixo de 12%Recomendações: Determinar a interrupção de atividades ao ar livre das 10 às 17 horas, como aulas de educação física, coleta de lixe, entre outras ações e evitar exposição ao sol.
A Defesa Civil recomenda a população não atear fogo em áreas de vegetação, não jogar bitucas de cigarros nestas áreas e, em caso de incêndios acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou 3454-3075 (horário comercial). Em caso de incêndio criminoso, a população pode acionar o setor de Fiscalização de Obras e Posturas pelo telefone 3463-7878 ou o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.