Começa amanhã (01/12), em todo o Estado de São Paulo, a Operação Verão 2012/13, que tem como objetivo preservar vidas, reduzir danos materiais e aperfeiçoar atendimentos durante possíveis ocorrências nos próximos meses, decorrentes das fortes chuvas. A ação segue até o dia 31 de março. Nos próximos dias será criado o Plano de Contingência, que é a atribuição operacional de cada secretaria envolvida no programa. Fazem parte do plano o Gabinete do Prefeito e as secretarias de Governo e Ação Comunitária, de Segurança Pública, de Fazenda, de Negócios Jurídicos, de Obras e Serviços Urbanos, de Promoção Social, de Saúde, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, de Transportes e Sistema Viário e de Administração.

O objetivo do Plano de Contingência é dar uma resposta mais rápida ao desastre de forma coordenada. ???Durante todo o ano, nossos agentes de Defesa Civil participam de treinamentos e simulados visando um melhor desempenho durante as ocorrências, que geralmente contam com agentes de outros órgãos e secretarias, além da participação efetiva do Corpo de Bombeiros???, explica Fred Alves, diretor da Defesa Civil de Americana.

No último dia 21/11, os agentes de Defesa Civil de Americana participaram do Treinamento para a Operação Verão 2012/13, oferecido pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil ??? REDEC/Campinas. No dia 27/11, participaram em Valinhos de uma reunião entre os órgãos para discutir o Sistema Integrado de Defesa Civil, na qual ficou acordado que todos os municípios de São Paulo disponibilizarão em seus sites os índices pluviométricos para haver um monitoramento e acompanhamento da REDEC.

Em 2011, a Defesa Civil registrou em Americana quantidade equivalente a 812 mm de chuva e atendeu 96 ocorrências. Já em 2010 choveu 1207 mm, com 157 ocorrências atendidas pela Defesa Civil.