A apresentação da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira (OJVC), realizada no Clube da Melhor Idade de Nova Odessa na noite deste domingo (16), teve a íntegra do CD lançado este ano pelo grupo, com 12 canções de música sertaneja raiz, além de três ‘bis’. O público de aproximadamente 100 pessoas, a maioria formada por idosos, pôde apreciar grandes clássicos do cancioneiro caipira.
O evento cultural de entrada gratuita fez parte do Circuito Cultural Paulista, realizado através da Secretaria Estadual de Cultura, do Governo do Estado de São Paulo. Estiveram presentes o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o diretor de Cultura e Turismo, Leonardo Blanco, o assessor Cícero Edno e o coordenador do Clube da Melhor Idade, Rogério Mion.
A Orquestra Jundiaiense apresentou as 12 músicas de seu disco: “Tristeza do Jeca”, “Escolta de Vagalumes”, “Porta do Mundo”, “Chalana”, Meu Reino Encantado”, “Tocando em Frente”, “Canoeiro”, “Saudade da Minha Terra”, “Pescador e Catireiro”, “A Sereira e o Nego D’Água”, “Pagode em Brasília” e “Moreninha Linda”. E para encerrar, no ‘bis’, tocaram “Malandrinho”, “Menino da Porteira” e “De Papo Pro Ar”.
Um estande montado no local comercializava, em duas edições, o CD lançado no primeiro semestre deste ano pela OJVC. Aniversariante do dia, José Formaggio completou 87 anos e nada melhor que assistir a uma apresentação de seu estilo musical (e de vida) preferido. Ele foi o primeiro a chegar, uma hora antes do previsto para a apresentação.
Como forma de homenageá-lo, a Orquestra de Viola entoou um ‘Parabéns a Você’, levando o munícipe às lágrimas. A filha de José, Rosa Formaggio Pavan, citou que a família reside em Nova Odessa há quase 60 anos.
Criada em outubro de 2008, a OJVC tem como objetivos preservar a verdadeira música raiz e valorizar o repertório que utiliza a viola caipira.