A Sinfônica de Americana comemora os 150 anos de estreia da ópera O Guarani, do principal compositor brasileiro no séc. XIX, Antonio Carlos Gomes, que aconteceu no Teatro alla Scala, em Milão, na Itália, a 19 de março de 1870.

A apresentação será em forma de cortina lírica, sem cena. Mas haverá um narrador situando cada trecho tocado e cantado no contexto do drama.

Graças à parceria e apoio da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL), poderemos contar com Laura Duarte e Marina Gabetta se revezando nas árias e duetos de alta virtuosidade reservados ao papel de Ceci (soprano), e também com João Gabriel Bertolini no papel de Peri (tenor) e José Luiz Águedo-Silva, que faz ora o aventureiro Gonzalez, ora Dom Antonio (pai de Ceci), ora um cacique, todos papéis destinados a voz de barítono.

Uma particularidade que torna essa apresentação especial, é a inclusão, dentre os trechos selecionados, de interlúdios orquestrais de alta qualidade musical raramente aproveitados nas encenações da ópera, pois as tornariam excessivamente longas para o gosto contemporâneo.

Um excelente aperitivo para a apresentação da ópera completa, que acontecerá em setembro!