A exposição “Vivências”, com trabalhos dos integrantes do Centro Novo Dia para o Idoso (CNDI), foi aberta nesta terça-feira (21) no saguão do Paço Municipal. A mostra reúne desenhos elaborados a partir da visita dos idosos à Casa + Sustentável do Consórcio PCJ, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana, por meio do Projeto de Sustentabilidade.

 

“É uma satisfação poder participar e levar as ações de Educação Ambiental ao Centro Dia, proporcionando aos idosos atividades e vivências sobre temas como Resíduos, Horticultura, Uso Racional dos Recursos Naturais. Agradecemos à APAE pela parceria no Projeto de Sustentabilidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.

 

O projeto, realizado pela Unidade de Educação Ambiental e Planejamento, levou os idosos do Centro Dia, serviço coordenado pela APAE e vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), para realizarem a visita à Casa + Sustentável no dia 3 de novembro.

“A ação, que deu início ao Projeto de Sustentabilidade, agora se transforma numa exposição das experiências vividas por eles neste dia especial, onde tiveram a oportunidade de conhecer os elementos de sustentabilidade, economia de água e energia. A exposição contempla a utilização de painel de paletes de madeira, como forma de inserir a sustentabilidade no projeto”, explicou a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke.

Andressa França, educadora social da APAE, ressaltou a importância da vivência para os integrantes do Centro Dia. “Foi feito um trabalho para que eles pudessem se expressar e muitos acabaram se recordando dos tempos da infância, de outras vivências que tiveram quando moravam em sítio, na roça, foi gratificante para nós e para eles esta experiência”, disse.

A SMA também auxiliou a implantação no Centro Dia do Projeto Horta Orgânica e Jardinagem, em parceria com o Movimento Ações Sementinhas.

Em 2022, em consonância com o Projeto de Sustentabilidade e a agenda de atividades da SMA, serão desenvolvidas ações como, visitas guiadas em horta orgânica e viveiro de mudas, novos passeios à Casa + Sustentável do PCJ, confecção de objetos com reaproveitamento, plantio de mudas, exposições, filmes educativos, entre outros.