Legislação e direito. Este foi o tema do 2º Encontro do Grupo de Pais de Alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), realizado em novembro na Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste. A atividade reuniu pais de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, sendo organizado pelos setores de Educação Especial e de Psicologia.
O assunto abordado foi direito na perspectiva da educação inclusiva. A assistente social do TJ-SP, Flávia Hayesa Fernandes, especialista em violência doméstica, explanou sobre o sistema de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no Município. O tema da reunião foi escolhido pelos próprios pais na primeira reunião realizada no final de outubro.
O “Grupo de Pais de Alunos com TEA (Transtorno Espectro Autista)” é inédito na Rede Municipal de Ensino e tem o objetivo de acolher e auxiliar nas dificuldades enfrentadas no dia a dia. Atualmente são atendidos 88 alunos com TEA nas unidades escolares, por meio de práticas inclusivas com 35 professores especializados, atividades na Sala de Recursos e Acolhimento da Equipe Escolar.
O TEA é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes geralmente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano, como comunicação, interação social, aprendizagem e capacidade de adaptação. O diagnóstico é realizado por meio de uma avaliação médica e multidisciplinar.