Um grupo de 60 idosos acompanhou na manhã desta quinta-feira (19), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras, a palestra “Saúde Bucal na Melhor Idade”, ministrada pelo cirurgião dentista Frederico Kokol, especialista em implantes, que esteve acompanhado da também cirurgiã dentista Mariana Kokol.
De acordo com Kokol, na velhice a condição de mastigação da maioria das pessoas piora, fazendo com que os alimentos não sejam processados corretamente até o estômago e intestino, assim como parte dos nutrientes não chega ao organismo.
Podem ocorrer doenças ocasionadas por bactérias, como cárie, periodontite e gengivite, além de câncer bucal e de fraturas nos dentes. “?? o local do corpo onde armazenam mais bactérias”, explica. Segundo Kokol, os fungos também podem se acumular na região e causar complicações bucais. Ele revelou que problemas no coração, pulmão e rins podem estar relacionados à falta de cuidados com a boca.
Um ponto fundamental frisado pelo palestrante é que os avanços na área da Odontologia tornam confortáveis a manutenção e a correção dentária.
A Prefeitura realizou, no mês passado, a 3ª edição da Semana de Saúde Bucal, evento que faz parte do calendário oficial do município e reuniu professores, mestres e doutores em Odontologia, com 50 profissionais vindos de 11 cidades. A ação permite mais qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde no auxílio ao tratamento dos pacientes novaodessenses.