O Coletivo Rede Ativa realizou debate na Câmara de Valinhos na última sexta-feira “Passe Livre nos Pedágios da RMC”, a convite do vereador Henrique Conti (PV). Também foram para o debate o movimento ???Pedágios Nunca Mais???, de Itatiba, os vereadores de Cosmópolis ??lcio Amâncio (PMDB) e João Capottes (PSB), o vereador de Vinhedo Rodrigo Paixão (PSOL), o vereador de Campinas Carmo Luiz (PSC), além de representantes da deputada estadual Ana Perugini (PT) e da vereadora campineira Neusa do São João (PSD).
Segundo um dos organizadores do Coletivo Rede Ativa Cristovan Grazina, a cobrança nas praças de pedágio acaba dificultando a integração e o intercâmbio econômico, social e cultural entre os moradores das cidades que integram a RMC.
O movimento quer recolher 150 mil assinaturas a favor do passe livre nos pedágios, quantidade que corresponde a aproximadamente 0,5% do eleitorado do estado de São Paulo, percentual mínimo exigido para a criação de uma lei de iniciativa popular estadual. Assim que atingir o número de assinaturas, o projeto será enviado para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
O movimento ???Passe Livre nos Pedágios da RMC??? já tem pouco mais de 35 mil assinaturas. Além da coleta de assinaturas presencial, é possível também assinar a petição online, através do link www.pedagiolivrenarmc.com.br/participe.