Pedidos feitos durante todo ano
O ano de 2022 registrou uma queda de 6,5% no número de recuperações judiciais na comparação com 2021, segundo o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Ao todo, foram registradas 833 requisições e, apesar de ser responsável pela maior parte dos requerimentos, o setor de Serviços foi o que apresentou a maior baixa no período. Veja as informações completas no gráfico e tabela a seguir:
|
Da mesma forma, os pedidos de Falências também caíram (-8,8%), saindo de 950 em 2021 para 866 em 2022, e foi o menor em três anos. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a queda configura o desuso destes recursos. “Renegociar com os credores que as empresas estão devendo é muito mais vantajoso e contribui para a sobrevivência dos negócios. Assim, os empreendedores têm a chance de se organizarem financeiramente, principalmente após períodos de altos gastos por parte dos consumidores, como as festas do final do ano. Mas ainda é necessário apostar na saúde da taxa básica de juros e nas possíveis alterações políticas e econômicas de 2023”.
Ainda sobre as recuperações judiciais requeridas, a análise por porte mostrou que as Micro e Pequenas Empresas seguiram liderando, pelo terceiro ano seguido, com o maior número de pedidos (528). Confira o levantamento completo na tabela a seguir:
|
Análise mensal
Considerando apenas a análise mensal do indicador, dezembro de 2022 registou 67 recuperações requeridas, uma queda de -10,7% em comparação com o mesmo mês de 2021. Na variação mensal, a indicação foi de crescimento de 19,6%. Já no recorte dos pedidos de falências, o total foi de 52 no mês de referência, com variação anual de 13% e mensal caiu em -45,3%. A seguir estão os gráficos com informações na íntegra:
Clique aqui e veja a série histórica do indicador na íntegra.
|
Você também lê esta notícia no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
|
|
|