Do ElPaís- Os dois principais institutos de pesquisa do Brasil, o Ibope e o Datafolha, mudaram os planos de divulgação dos resultados de seus levantamentos sobre a corrida presidencial que estavam previstos para ocorrer nesta semana.
O Ibope havia feito suas entrevistas entre os dias 1º e 3 de setembro e havia confirmado que noticiaria os resultados nesta terça, mas acabou decidindo pela suspensão da divulgação conforme publicou, primeiramente, a revista digital Crusoé, por causa da situação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), impugnado como candidato pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na madrugada de sábado.
Ao EL PAÍS, o TSE confirmou oficialmente que o Ibope havia feito um questionamento sobre essa pesquisa, mas o esclarecimento do que havia ocorrido só viria no próprio Jornal Nacional, da TV Globo, onde deveria ser divulgado o levantamento.
Segundo nota do Ibope, lida no programa, o instituto fez o registro no dia 29 de agosto prevendo perguntar aos eleitores sobre Lula, mas acabou não usando o questionário que incluía o ex-presidente por causa da derrota do petista na Justiça Eleitoral. Só nesta terça, informou o instituto, o Ibope então questionou o TSE se poderia divulgar o resultado, diferente daquilo que havia sido registrado. O tribunal, seguiu a nota, não havia respondido até então.