Ansiosos pela implantação da rede de coleta e afastamento de esgoto no bairro, moradores do Parque dos Pinheiros tiveram uma boa notícia do diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro. Em reunião feita pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho, um grupo de munícipes ouviu que a obra de saneamento começará nos próximos dias.

O dirigente da Companhia detalhou todo o trâmite da licitação e explicou o processo a cinco moradores do bairro. ???No decorrer do processo aconteceram várias coisas que fogem da nossa alçada, mas agora está resolvido???, garante. De acordo com Ongaro, foram necessárias licenças ambientais demoradas, apesar do mínimo impacto ambiental decorrente da futura obra de saneamento.
Além disso, segundo o diretor da Coden, a empresa vencedora do certame licitatório requereu majoração dos valores a serem recebidos, devido ao decurso do tempo ??? dois anos do início da tramitação. Ricardo Ongaro frisou que a ordem de serviço será dada em breve, para que os moradores possam deixar de utilizar fossas. ???Acredito que, no máximo 10 ou 15 dias, estaremos começando as obras???, revela.
Se não houver imprevistos durante os trabalhos, ou mesmo a ocorrência de chuvas sequenciais, a benfeitoria deve ser concluída em até seis meses após ser dada a ordem de serviço. Os participantes da reunião se comprometeram a levar a informação aos demais proprietários de chácaras, além de, junto da Coden, ajudarem a acompanhar os trabalhos a serem realizados pela empresa contratada via licitação.
Recentemente foi finalizada a rede de coleta e afastamento do esgoto nos bairros Vale dos Lírios e Recanto Solar. O Parque dos Pinheiros é o quinto dos sete previstos em contrato, com 150 das aproximadamente 750 chácaras no total. O serviço de ampliação do sistema de esgotamento sanitário tem investimentos de R$ 3,437 milhões, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).