A prefeitura de Americana lançou nesta manhã o Programa Municipal de Atendimento às Medidas Socioeducativas, que atenderá adolescentes autores de atos infracionais e em conflito com a lei, no núcleo de Atendimento Integrado – NAI Americana. O programa prevê a execução de várias atividades sociais, educativas, esportivas, entre outras ações integradas que serão desenvolvidas entre o Poder Público, Poder Judiciário, Ministério Público, assistência social, saúde, educação, trabalho, habitação, cultura, esporte e lazer.

Para o prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), por meio do Programa o município dá um passo importante no atendimento das políticas públicas de garantia de direitos e da rede de atendimento público. ???A implantação do Programa vai ampliar o acesso dos adolescentes às políticas públicas e permitir que tenham uma nova oportunidade de realização pessoal. Além de todas as possibilidades que este programa oferecerá, estou enviando um projeto de lei à Câmara Municipal para que vocês (adolescentes) possam fazer um estágio remunerado na prefeitura e tenham oportunidade real de emprego???, anunciou Diego.

A secretária de Ação Social, Talitha De Nadai (PCdoB), explicou que o município vai trabalhar as medidas socioeducativas para a inclusão dos adolescentes em conflito com a lei e em risco social, promovendo a inserção no mercado de trabalho, o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário. ????? um projeto inovador que vai fazer a diferença, pois tem um olhar especial para estes adolescentes. As ações programadas buscam a não estigmatização do adolescente autor de ato infracional e a conscientização da sociedade para mudança de visão no que diz respeito à exclusão.

Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa, ressaltou o trabalho realizado no NAI Americana nos últimos oito anos e as ações para a melhoria das medidas socioeducativas e a questão da prevenção à violência. Segundo ela, em 2005, eram 5.600 jovens internos no Estado e, atualmente, são 9 mil internos e 600 em semi-liberdade.

Ações e atividades do Programa

De acordo com a coordenadora municipal do NAI Americana, Maria Elizabeth Capucini, entre as ações e atividades que serão realizadas e incrementadas por meio do programa estão a instalação de computadores para a Inclusão Digital, capacitação para a inserção ao mercado de trabalho com o Time do Emprego, oficinas culturais, como Percussão, Teatro, Capoeira, Canto Popular e Artes Visuais, cursos de qualificação profissional, atendimento de saúde e programas de prevenção, oportunidades de emprego na prefeitura com bolsa auxílio, incentivo das empresas com o lançamento do selo ???Empresa Amiga???, entre outras.

Cada secretaria de Americana irá oferecer aos jovens toda assistência necessária de acordo com suas finalidades.