A Prefeitura de Americana prossegue com o mutirão de limpeza e ações de conscientização sobre o descarte correto de materiais, proibição de queimadas, combate à dengue e escorpiões na região da Gruta Dainese. O trabalho, que teve início no dia 11 de agosto no bairro Santa Maria, está abrangendo as regiões do São Domingos, Parque das Nações, Morada do Sol, São Roque, Vila Dainese e Parque Gramado.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU), em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Defesa Civil, GPA ??? Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, entre outros apoiadores, tem o objetivo de intensificar as ações na cidade, atendendo as necessidades de cada região.
???As equipes estão percorrendo as ruas e áreas verdes da cidade recolhendo entulho e outros materiais que são depositados irregularmente. A ação de limpeza visa a conscientização dos moradores para que os espaços possam ser mantidos livres de sujeira, evitando a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões. Paralelamente, equipes estão atuando nas escolas e comércios esclarecendo o trabalho que está sendo feito e conscientizando para a preservação ambiental???, explicou o secretário da SOSU, Adriano Alvarenga Camargo Neves.
A população pode ajudar a manter as áreas limpas, evitando e denunciando o descarte irregular de materiais e a prática de queimadas. Segundo o secretário da SOSU, a prefeitura mantém o trabalho de limpeza e mutirões durante todo o ano. ???Uma equipe para recolhimento de materiais volumosos foi criada pela SOSU para dar uma atenção especial nesta questão de descarte”, explicou.
Para o descarte de materiais, a cidade conta com ecopontos nas regiões do Parque Universitário (Avenida Gioconda Cibin), Jardim dos Lírios (rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (avenida Roma, esquina com rua Madri) e Jardim da Paz, na rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa. Em agosto, entrará em funcionamento um novo ecoponto no bairro Antonio Zanaga e serão implantadas unidades nas regiões da Praia Azul, Nova Carioba e São Luis.
O descarte irregular é uma infração passível de multa no valor de R$ 948,08. Denúncias podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone 3475-9024, na Unidade de Limpeza Pública, no 3405-9444, na Secretaria de Meio Ambiente, no 3471-7770, no GPA (Grupo de Proteção Ambiental), nos telefones 153 e 3407-0513. As denúncias podem ser feitas, inclusive, por meio de fotografia, com multa aplicada ao proprietário do veículo flagrado fazendo o descarte.