O acesso à comunicação por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais) está sendo ampliada nas escolas municipais de Santa Bárbara d’Oeste. A Prefeitura promove o Curso “Libras Básico” aos professores da Rede Municipal de Ensino. Com o curso, os profissionais têm a possibilidade de se comunicarem melhor com os alunos surdos, que também contam com o auxílio de um intérprete por estudante, durante as aulas nas unidades escolares. O primeiro encontro foi realizado nesta terça-feira (28) na Secretaria de Educação.
O “Libras Básico” é ministrado pela professora especialista Cláudia de Abreu, certificada pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), que atua há 25 anos como intérprete de libras. Além do conhecimento da Libras, o curso proporciona vocabulário básico para a interação com os alunos surdos. A carga horária é de 40 horas com aulas até novembro.
No primeiro semestre, os professores que atuam nas escolas que atendem alunos surdos receberam capacitação da Libras. Neste semestre, o curso foi estendido para todos os professores interessados. A rede municipal de ensino atende alunos com deficiência auditiva e são assistidos com atendimento educacional especializado pela professora de Educação Especial.