A Prefeitura de Sumaré investe mais uma vez em segurança pública e entregou à Guarda Civil Municipal 115 coletes balísticos, mais modernos e reforçados. Os novos modelos foram apresentados pelo secretário municipal de Segurança Pública, Ricardo Zequin (representando o prefeito Luiz Dalben) e pelo comandante Ramalho, da GCM de Sumaré, acompanhados de Mario Bertolo (comandante do Corpo de Bombeiros de Sumaré) e Demetrio Mateus Moreira (superintendente da Defesa Civil Municipal).
Os novos coletes à prova de balas oferecem mais proteção aos guardas municipais, absorvendo e eliminando a energia do impacto do projétil, o que amplia a proteção dos colaboradores.
“Os novos coletes suportam o impacto de munições como balas ponto 40 e calibre 9 mm, garantindo mais segurança e condições de trabalho aos guardas municipais nas ações diárias e no enfrentamento a casos de violência. Agradecemos à Administração Municipal pelo olhar sempre atento à segurança pública de Sumaré”, disse Zequin.
As unidades foram adquiridas com recursos próprios da Prefeitura de Sumaré, um investimento aproximado de R$ 200 mil.
“Desde 2017, a área de segurança pública tem recebido atenção especial da nossa Administração, sempre visando oferecer mais tranquilidade à população e a proteção do patrimônio público, com investimentos físicos e humanos que tornaram possível prestar um melhor serviço aos sumareenses, com um setor bem estruturado, sempre de prontidão, tornando a Guarda Civil Municipal um importante aliado da sociedade”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
Investimentos
Modernização! Esta é a palavra-chave quando o assunto é investimento em Segurança Pública em Sumaré. Para proteger a população, nos últimos anos a Prefeitura ampliou o sistema de videomonitoramento. Câmeras inteligentes foram instaladas nas principais entradas e saídas da cidade, verificando o tráfego de veículos e contribuindo para mais segurança à população. As câmeras têm tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e realizam o reconhecimento automático e instantâneo das placas de veículos, permitindo, assim, maior agilidade na fiscalização de roubos e furtos ou de veículos envolvidos em outros tipos de crime.
A Guarda Municipal também passou a operar com tablets e rádios digitais criptografados, agilizando as ocorrências e o atendimento à população. Na sede da GM, foi implantada a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências.
As operações de fiscalização e ronda ostensiva foram intensificadas e os índices de criminalidade caíram na cidade, graças ao trabalho de uma Guarda Municipal preparada e que atua em conjunto com as polícias Militar e Civil. As operações de segurança, capacitações e cursos de atualização foram intensificadas. Além disso, novos equipamentos e itens de segurança foram entregues às corporações.
Guarda Civil e Bombeiro receberam rádios digitais criptografados, que tem por finalidade auxiliar o efetivo de ambas as corporações nos trabalhos diários, agilizando o atendimento à população. A Guarda Municipal passou a atuar diretamente como fiscal de postura na aplicação das medidas administrativas cabíveis e autuação por infrações ao Código de Posturas pertinentes à poluição sonora, perturbação de sossego público, preservação da ordem e do bem-estar social, somando ao atual trabalho de fiscalização.