Os institutos de previsão do tempo já apontam para a possibilidade do aumento de chuvas a partir da próxima semana na região, com um início gradativo, com garoas e pancadas e, a partir de sábado, para dias com predominância de nuvens carregadas sobre Americana. E nesta época quente do ano, as chuvas costumam trazer transtornos à população.
Com este prognóstico, o sub-secretário de Defesa Civil de Americana, Fred Alves, visitou a sede da Gama na tarde de segunda-feira e conversou com os inspetores e sub-inspetores da corporação para que os patrulheiros sejam alertados da possibilidade de dias mais chuvosos na próxima semana.
Defesa Civil e Gama então se atualizaram sobre os pontos críticos do município e as principais áreas de risco para tratar do plano de contingência para o caso de enchentes e os riscos relacionados. ????? uma ação que envolve diversos órgãos da administração e também do Estado. A Defesa Civil age na coordenação com apoio do DAE e das secretarias de Obras e Trânsito e Sistema Viário, além do Corpo de Bombeiros e da GAMA???, destaca Alves.
Ele lembra que, por estar nas ruas realizando patrulhamento, fiscalização e outras ações, são os patrulheiros quem chegam primeiro a uma área problemática. ???Principalmente é a Defesa Civil e a Gama que realizam esse monitoramento, porque os guardas estão nas ruas, o atendimento pelo 153 é rápido e eles já podem iniciar intervenções na ordem de alterar o trânsito do local e proteger a população de maiores problemas. Aí a Defesa Civil age com as interferências necessárias???, afirmou.