O Procon (??rgão de Defesa do Consumidor) de Nova Odessa atendeu 5.904 pessoas durante o ano de 2014. Entre as reclamações que mais tiveram destaque, quem saiu a frente foram as empresas de telefonia fixa e móvel.
O diretor do Procon de Nova Odessa, Elvis Garcia, explicou que a unidade tem como objetivo defender, orientar e informar os consumidores sobre os direitos, como também fiscalizar as relações de consumo. “Em 2014, cerca de 80% das reclamações foram resolvidas e as demais contam com materiais suficientes para que o consumidor possa ingressar no judiciário”, explicou.
Um exemplo da ação do Procon de Nova Odessa foi o atendimento de um consumidor que adquiriu um veículo da marca Chevrolet, modelo Cobalt 1.8 no dia 22 de novembro do ano passado. Ele pagou R$ 10 mil de entrada. No dia 27 de novembro, o consumidor voltou a loja para pegar a nota fiscal e, ao verificar a descrição do veículo, observou que ele não tinha a potência do motor de 1.8 como havia sido contratado.
“Na descrição constava um veículo com potência do motor 1.4, o que configura uma venda enganosa. Isso fere o Código de Defesa do Consumidor. Assim, o consumidor solicitou o cancelamento da compra e a devolução dos valores pagos, como também os gastos com a transferência e o cancelamento do financiamento do banco. O consumidor deu entrada no processo no Procon em 2 de dezembro de 2014 e teve o valor restituído em em 14 de janeiro de 2015”, ressaltou Garcia.
O Procon de Nova Odessa está localizado na Av. Carlos Botelho, 902 ??? Centro, ao lado da Câmara Municipal. Os atendimentos presenciais são feitos de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h. Já os atendimentos telefônicos das 8h às 17h. Telefone de contato: (19) 3476-3261.