A professora de Santa Bárbara d’Oeste Claudina Granzotto tem se destacado na educação da cidade trazendo o xadrez como meio de aprendizado. A equipe de xadrez da Secretaria Municipal de Esportes (SEME) participou da 55ª etapa do Circuito Solidário de Xadre em Jundiaí.
Cinco atletas de SB conseguiram premiação: Júlia Souto (5° lugar – sub10); Letícia de Paula (7° lugar – sub 12); Leticia Barbosa (6° lugar – sub 12); Isabela Sabéllico (1° lugar – sub 21) e Claudina Granzoto 3° lugar – absoluto). Claudina falou ao NM a respeito do trabalho que tem feito.
NM- Gostaria de saber de onde vem a inspiração para fazer o trabalho com as crianças?
Claudina Granzotto- A inspiração veio da vontade da necessidade de mudar a vida das crianças. O xadrez mexe com toda a parte cognitiva e consequentemente serãoo melhores alunos.
NM- De onde são os alunos?
CG- São alunos de periferia e sem grandes oportunidades. E o xadrez como um esporte de elite estava inatingível para eles.
NM- Você pretende expandir o projeto caso tenha apoio?CG- Se tiver apoio com certeza irei expandir. Hoje podemos dizer com ganho de causa que o xadrez é o melhor exercício para o cérebro e com isso consegui que eles se desenvolvesse com sucesso em outras matérias.
NM- Quantos alunos são ao todo?CG- Tenho 300 alunos e a escola está 100% enxadrista. Alguns alunos já estão disputando torneios.