Sete professoras de inglês das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza conquistaram bolsas de estudos para aprimorar o domínio do idioma nos Estados Unidos. As educadoras foram selecionadas no programa de aperfeiçoamento Fulbright Brasil, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a embaixada americana. Mais de 400 professores da rede pública de todo o País serão beneficiados.
As sete professoras contempladas com as bolsas são das Etecs: Conselheiro Antônio Prado, de Campinas (Elizabete Aparecida Santos da Silva); Machado de Assis, de Caçapava (Ana Flávia Clive Santos Moreira); Martinho de Ciero, de Itu (Marli Aparecida Pacchioni); Professor José Carlos Seno Junior, de Olímpia (Juliana Fioroto); Professor Urias Ferreira, de Jaú (Maisa Sancassani); Etec São Paulo, da Capital (Elizabete Carolina Tenório Calderon e Jaqueline Rodrigues dos Santos). Elas ficarão nos estados de Michigan e Ohio, no norte do país.
O programa dura seis semanas e começa neste mês. As bolsistas receberão ajuda de custo de 500 dólares, passagens aéreas, hospedagem no alojamento universitário, alimentação, seguro viagem, além de outras taxas. Os cursos visam intensificar o conhecimento das professoras para melhorar seu desempenho em sala de aula.
???Acredito que fica mais fácil ensinar a questão da pronúncia aos alunos. Esse ponto não faz parte do currículo brasileiro e é um bônus que podemos oferecer aos estudantes após o intercâmbio???, opina Elizabete Calderon. Ela está em seu terceiro intercâmbio e considera que a experiência internacional amplia a visão sobre o ensino de idiomas.