No início deste mês, o Projeto ???Geração Movimento???, uma parceria entre Prefeitura de Sumaré, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Coca-Cola, foi um dos vencedores do Prêmio ???Mais Movimento???, promovido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no Brasil. Após ser apresentado aos educadores da Rede Municipal de Ensino de Sumaré em fevereiro deste ano, o projeto foi posto em prática em 14 escolas municipais e mais o Cefems (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré).
Ao todo, 40 professores participaram da formação e do desenvolvimento das ações do projeto em sala de aula. Ao longo de 2016, o Projeto ???Geração Movimento??? estimulou a prática de atividades físicas entre os estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), criando uma geração de adolescentes e adultos mais ativos. Cerca de 10.500 alunos da Rede Municipal foram beneficiados com as atividades do projeto.
Entre os pontos trabalhados no projeto de Formação Continuada estão a valorização do espaço da Educação Física na escola, a educação para o movimento como atividade importante para todas as disciplinas, desenvolvimento de jogos e brincadeiras, esportes, dança, ginástica, atividades de aventura, e elaboração de projetos interdisciplinares.