Cerca de 40 colaboradores da CPFL receberam, na última quarta-feira (14 de junho), capacitação em primeiros socorros realizada pela equipe do projeto Samuzinho, da Prefeitura de Sumaré. Em quase duas horas de palestra e oficinas práticas, foram abordados os protocolos de atendimentos para possíveis acidentes relacionados ao dia a dia de trabalho da concessionária de energia elétrica, como choque elétrico, convulsão, parada cardiorrespiratória, manobras em caso de engasgo, entre outros assuntos.
“São conhecimentos da área da Saúde que levamos para os profissionais da CPFL com o intuito de capacitá-los em caso de acidentes de trabalho, informações que irão ajudá-los a socorrer um colega, por exemplo, seguindo os protocolos corretos de atendimento em cada tipo de situação”, explicou o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Vicente.
“Por meio deste projeto, os profissionais também são treinados a reportar corretamente a ocorrência aos profissionais do SAMU ou Bombeiros. Isso é muito importante para sabermos qual a gravidade da situação e qual viatura enviar para o local do acidente”, completou a coordenadora do SAMU de Sumaré, Andreza Cristina Macelari.
O Projeto Samuzinho é uma parceria entre as secretarias de Saúde, Segurança e Educação da Prefeitura de Sumaré. O objetivo é oferecer treinamento gratuito para socorro em algum tipo de acidente ou mal-estar nas escolas, departamentos públicos, empresas, entre outros. Os profissionais aprendem, de maneira didática, o que deve ser feito em casos de urgência e emergência, quais ações rápidas e imediatas podem ser adotadas, sem expor a vida dos pacientes.
“O projeto Samuzinho é um investimento importante na área da Saúde, que vai refletir diretamente em um melhor atendimento à população sumareense de um modo geral”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.
Nas escolas municipais, o projeto capacita professores para socorro imediato aos alunos e funcionários. O treinamento é realizado por regiões, abrangendo todos os professores da Educação de Sumaré.