Desde 2008, o Don Kebab ??? Arabian Street Food está presente no mercado gastronômico de Curitiba. A marca, que foi pioneira na cidade, vem conquistando cada vez mais adeptos e aposta no kebab, também conhecido como shawarma, prezando pela qualidade, pregando a diversidade cultural e valorizando o consumidor final por meio de uma opção saudável e com ótimo custo x benefício.

A iguaria, que se popularizou na Europa após a Segunda Guerra Mundial, se originou durante o império Turco-Otomano, que teve seu ápice no século XVII. Os soldados não possuíam os aparatos de cozinha nos campos de batalha, portanto, quando abatiam algum animal, cortavam a carne em cubos e a espetavam na espada para grelhá-la no fogo. Atualmente, a opção caiu no gosto popular devido ao preço acessível e ao rápido método de preparo. No Brasil, que é o país com o maior consumo de fast food da América Latina, de acordo com a Revista Exame, as comidas típicas de países e regiões passaram a fazer parte das preferências de uma parcela dos consumidores. As famílias de classe A gastam de 45% a 50% do seu orçamento para alimentação. Já as classes B, C e D, gastam cerca de 35%, 25% e 20%, respectivamente.

Diferente dos outros empreendimentos do segmento, o Don Kebab oferece o kebab com opções inéditas de recheios. Além dos tradicionais frango e carne bovina, a marca também conta com opções de pernil com barbecue, cupim, falafel e escabeche de berinjela, com valores a partir de R$14,90.  Já entre os hambúrgueres, outra tendência que dominou a cena de Curitiba, a rede oferece o Hambúrguer de Kafta, o Kofte (pão com Bolinho) e o Hambúrguer de Costela, a partir de R$12.

Desde o último ano, a marca vem investindo em seu plano de expansão. Em novembro de 2017, o pub abriu a sua nova unidade de Curitiba, localizada no Shopping Hauer, um dos mais populares centros gastronômicos da cidade. A nova operação, que segue o formato a ser adotado pelas novas franquias, faturou mais de R$90 mil apenas no último mês, resultando em mais de três mil kebabs comercializados.

 ???Temos um público muito fiel em nossas operações. O kebab, além de ser uma opção com bom custo x benefício, é um sanduíche saudável e que acaba conquistando os mais variados perfis de consumidores???, comenta Adriana Silveira e Geber Hajar, sócios-proprietários do Don Kebab.

Em outubro, a rede inaugurou a sua primeira franquia, localizada em Toledo, região Oeste do Paraná. Desde a abertura, foram arrecadados mais de R$40 mil.

???Optamos por abrir a nossa primeira franquia no interior do Paraná. Muitos empreendedores acabam esquecendo do potencial de consumo do nosso estado, e preferem investir nas grandes cidades. Porém, é preciso abrir os olhos para esse público que está em busca de uma opção de qualidade e que preze pelo custo x benefício do consumidor???, explica Adriana e complementa que, na hora de abrir uma nova operação, uma forte pesquisa é realizada na região, fornecendo análise econômica, apoio na busca do ponto comercial, treinamento ao franqueado e orientação especializada para a equipe, consultoria de campo qualificadas e focadas em análise de desempenho, entre outros.

 Até o final do primeiro semestre de 2019, o Don Kebab pretende abrir mais três franquias, sendo nas cidades de Maringá, Cascável e Guarapuava.

???Acreditamos muito em nosso formato de franquias. As nossas operações possuem um investimento médio de R$170 mil, para uma loja de 40m², com uma taxa de retorno de cerca de 11 meses, resultando em um faturamento médio de R$ 1 milhão por ano ou R$70 mil por mês???, comenta Hajar que ressalta também que, além do franqueado investir em uma marca que preza pela valorização da diversidade cultural e no bolso do cliente, a taxa de royalties também é acessível. ???O franqueado paga uma taxa de royalties de 6% ao mês. Ou seja, independente do seu faturamento mensal, o valor do uso da franquia é fixo, fazendo com que seu lucro possa ser maior nos meses de maior movimento???.

Além disso, a nova operação também conta com equipamentos exclusivos da rede. ???Oferecemos todos os recursos necessários para que o franqueado possa gerenciar sua operação da melhor forma. Os nossos equipamentos são exclusivos e com foco na funcionalidade e economia. Os espetos em que as carnes são assadas, que consistem no método Döner , importado da Europa, contam com um tamanho menor do que o tradicional, fazendo com que o desperdício seja quase inexistente???, explica Hajar.

 O empresário ainda ressalta que a chapa em que os hambúrgueres são preparados possui tecnologia infravermelha, causando a diminuição da conta do gás, uma vez que não é necessário esperar a chapa chegar à temperatura necessária, e a não geração de fumaça durante o preparo. ???Procuramos tomar todo o cuidado para que a marca Don Kebab conquiste cada vez mais adeptos. Além da gastronomia, o nosso ambiente possui itens de decoração que remetem à cultura árabe, procurando proporcionar um momento de qualidade para os maios variados perfis de clientes, como famílias ou amigos em busca de um chope artesanal geladinho e de boa gastronomia???, finalizam.