Análise da multinacional YouGov mostra que os rumores de falência da Gol

têm tido um impacto limitado até o momento no Brasil. Dados da ferramenta YouGov BrandIndex, que monitora quase 400 marcas no país diariamente, mostram as oscilações num intervalo de oito dias.

A pontuação de Buzz da Gol era de 21,5 pontos em 10 de janeiro. Já em 18 de janeiro, oito dias depois e no último dado disponível na plataforma, a pontuação era de 20,3. Esse indicador reflete quantas pessoas ouviram algo sobre a marca em notícias, redes sociais ou com amigos e familiares, além de quão positivas (ou negativas) foram essas histórias. David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, diz que a falta de uma variação mais significativa sugere que, até agora, o rumor de falência da companhia aérea não afetou sua imagem.

“No entanto, existem indícios de que os problemas da companhia aérea estão apenas começando. Antes do relatório sobre a possível falência, a Gol estava apresentando uma tendência de crescimento, após ter perdido vários pontos no indicador de Buzz em 12 de janeiro. A partir do dia 17, exatamente quando a companhia aérea emitiu seu comunicado de esclarecimento, há uma clara mudança de tendência. Isso pode ser interpretado como uma reação negativa do público brasileiro à confirmação de seus problemas financeiros”, comenta.

Qual o impacto dos rumores de falência na imagem da Gol

Essa súbita queda não se limita apenas ao indicador de Buzz. Eastman explica que o índice é um dos dados mais voláteis do BrandIndex e, portanto, nem sempre reflete desafios (ou oportunidades) fundamentais para os negócios a médio ou longo prazo. Medidas como Reputação corporativa, Recomendação, Consideração, Impressão geral e Satisfação do cliente mostram mudanças mais profundas na percepção do público em relação à capacidade e atratividade comercial das empresas.

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Em todos esses indicadores, a resposta da Gol aos rumores de falência parece ter tido o mesmo efeito que no Buzz: uma mudança de tendência para baixo. Em todos os casos, a pontuação da empresa parece ter superado os rumores sem grandes ajustes. E em todos os indicadores, entre 17 e 18 de janeiro, pode-se perceber uma clara queda na avaliação da empresa. “Embora seja necessário mais tempo para confirmar se é um efeito persistente ou não, representa uma possibilidade perigosa para uma das maiores companhias aéreas do Brasil”, diz.

Outras companhias aéreas brasileiras aproveitam a crise da Gol

A crise da marca não passou despercebida pelos seus principais concorrentes na indústria, LATAM e Azul. Pelos dados da YouGov, nenhuma das duas companhias aéreas viu uma grande mudança em suas pontuações de Buzz desde que os rumores sobre o processo de falência da Gol começaram. Nem mesmo parece que a resposta oficial da Gol em 17 de janeiro teve algum efeito, seja adverso ou não, na percepção do público. Isso parece descartar, pelo menos por enquanto, uma crise para toda a indústria a curto prazo.

“O que pode ser observado é um possível impulso nos negócios da LATAM e Azul em decorrência da crise de sua concorrente. Em suas avaliações de Reputação corporativa e Consideração, especialmente esta última, as concorrentes da Gol começaram a adotar uma tendência de crescimento nos dias seguintes aos rumores. Até o momento, a Gol ainda as supera por vários pontos nesta medição do BrandIndex, e não está claro se esse avanço pode ser mantido a médio prazo”, comenta Eastman.

No entanto, representa uma oportunidade para que LATAM e Azul possam desferir um golpe crucial na Gol, segundo análise do executivo. “As cifras sugerem que os consumidores estão começando a considerar outras companhias aéreas, mesmo quando ainda não está claro se a Gol conseguirá superar com sucesso o processo de reestruturação financeira e possível falência. Nesse sentido, os próximos meses podem ser decisivos para as três companhias aéreas brasileiras. Para a Gol, será uma prova para ver se consegue manter sua atual posição como uma jogadora importante no mercado. Para LATAM e Azul, é uma oportunidade para ultrapassar sua rival”, finaliza.

 

Metodologia:

YouGov BrandIndex coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias. A pontuação do Buzz das companhias aéreas é baseada na pergunta: “Nas ÚLTIMAS DUAS SEMANAS, quais das seguintes companhias aéreas você ouviu algo POSITIVO/NEGATIVO (através do noticiário, anúncios, ou através de família ou amigos)?” e entregue como uma pontuação líquida entre –100 e + 100. A pontuação do Impressão geral é baseada na pergunta: “No geral, você tem uma impressão POSITIVA/NEGATIVA de qual das seguintes companhias aéreas?” e entregue como uma pontuação líquida entre –100 e + 100. A pontuação de Reputação corporativa é baseada na pergunta: “Imagine que você está procurando trabalho (ou ajudando um amigo a procurar trabalho). Para quais das seguintes empresas abaixo você estaria ORGULHOSO/VERGONHA de trabalhar?” e entregue uma pontuação líquida entre –100 e + 100. A pontuação de Satisfação do cliente é baseada na pergunta: “De quais das seguintes companhias aéreas você se considera um/uma “CLIENTE SATISFEITO/A” ou “INSATISFEITO/A?” e entregue como uma pontuação líquida entre –100 e + 100. A pontuação do Recomendação é baseada na pergunta: ” Quais das seguintes companhias aéreas você RECOMENDARIA/diria para EVITAR a um amigo/a ou colega?” e entregue como uma pontuação líquida entre –100 e + 100. A pontuação do Consideração é baseada na pergunta: “Se você está pensando em comprar uma passagem aérea, de qual das seguintes você consideraria comprar?” e entregue como um percentual. As pontuações são baseadas em uma média de amostra diária de 197 adultos no Brasil entre 10 e 18 de janeiro de 2024. Os números baseiam-se numa média móvel de duas semanas.

Sobre a YouGov

A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 24 milhões de membros registrados em seu painel, 800 mil dos quais estão no Brasil. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados “dados vivos” – informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.

 

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