Imagem de arquivo
Santa Bárbara d’Oeste notificou nesta sexta-feira (15) o Grupo Raízen por conta do aumento e dos incêndios recorrentes em áreas de plantio de cana-de-açúcar localizadas nos perímetros urbano e rural.
A Administração Municipal do prefeito Denis Andia não tem medido esforços para tentar coibir tais ações. Entretanto, ressalta que o Grupo Raízen é o responsável pela área produtiva. Destaca-se ainda que a fiscalização e autuação de multas relacionadas a esse tipo de crime ambiental são de responsabilidade da Polícia Ambiental Estadual e da CETESB.
Em ofício enviado ao Grupo Raízen, o Município de Santa Bárbara d’Oeste destaca que tais queimadas, de inegável prejuízo à saúde pública e ao equilíbrio ambiental, ocorrem em um delicado período em meio à pandemia pelo Coronavírus (Covid-19), cujo vírus tem potencial força de comprometimento do sistema respiratório.
Os episódios ocorridos e anotados demonstram de forma inequívoca que os incêndios não representam queimadas pontuais e isoladas, comuns em períodos de estiagem e sim representam incêndios nos canaviais, atingindo grandes extensões de áreas, com consequente poluição atmosférica.