Após receber reclamações de pais de alunos, o vereador Welington Rezende (PRP) vistoriou nesta segunda-feira (11) as escolas municipais Jonas Corrêa de Arruda Filho, na Vila Margarida, e o Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Professora Philomena Magaly Makluf Rossetti, no bairro São Vito, e constatou a falta de professores devido à exoneração de servidores em estágio probatório. Em ambas as unidades, as aulas de reforço serão extintas por causa da ausência de professores, informaram as direções das escolas.
O parlamentar verificou nas escolas a falta de planejamento da Secretaria de Educação para enfrentar o reflexo das demissões.
Na manhã desta segunda, quatro turmas da escola Jonas ficaram sem aulas e foram levadas para a quadra poliesportiva, segundo a direção informou ao parlamentar.
No Ciep São Vito, inspetores e estagiárias tiveram de ficar com alunos em sala de aula por causa da falta de professores.
Por meio de requerimento, Rezende cobrou a Secretaria de Educação a disponibilizar número satisfatório de profissionais para atender a demanda do ensino fundamental.
PREF RESPONDE- Resposta da Secretaria de Educação
1- A situação de saída dos probatórios foi solucionada com remanejamento dos Professores Auxiliares (igualmente concursados) que as unidades possuem. Em alguns casos foi feito remanejamento para outra Unidade (conforme planejamento).
Porém, nas escolas citadas abaixo houve ausências de professores.
No CIEP da Praia Azul apenas hoje houve 3 faltas (1 atestado médico, 1 abonada e 1 convocação judicial). Ainda assim, apenas uma falta de professor não teve substituição.
No CIEP São Vito houve 3 faltas de professores. 2- A função do inspetor de alunos é cuidar dos mesmos nas dependências da escola. Ficar com alunos no pátio ou na quadra faz parte do rol de atividades. O que não vem acontecendo é de os inspetores darem aula, o que não seria permitido. A escola também dispõe de equipamentos que podem ser utilizados por eles (vídeos, por exemplo).
3- As escolas, após a exoneração dos probatórios, tem de 3 a 4 PA´s (Professores Auxiliares), em média, à disposição.
4- Na Escola Jonas, houve a falta de um professor que ministra uma oficina. Três turmas ficaram sem uma das aulas, e tiveram as outras quatro aulas do período.