Depois do aumento de 17,5% na tarifa do transporte coletivo urbano de Americana, iniciado em 23 de dezembro de 2019, passando de R$ 4 para R$ 4,70, o vereador Welington Rezende (Patriota) protocolou requerimentos questionando a Comissão Tarifária de Transportes Urbanos acerca dos levantamentos técnicos realizados que embasaram um aumento de tal magnitude.
Segundo requerimento, Rezende que saber quais foram os motivos determinantes pelos quais a Comissão Tarifária opinou pelo reajuste de 17,5% na tarifa e quais os levantamentos técnicos realizados.
Solicita também informações a respeito da capacidade técnica dos membros da Comissão Tarifária, o nível de escolaridade de cada integrante e se os membros se consideram aptos tecnicamente a julgar o percentual de reajuste aplicado.
O parlamentar indaga ainda se a Comissão se reuniu para discutir e deliberar sobre o reajuste, e se, efetivamente, aprovou o reajuste por intermédio dos seus membros. O vereador solicita a ata da reunião e o registro de votações.
“Tivemos um aumento muito alto na tarifa para o cidadão no apagar das luzes de 2019 que causou uma indignação social muito grande. Quero informações completas da Comissão Tarifária e verificar a legalidade desse reajuste”, disse.
O parlamentar afirmou que votará para derrubar o aumento da tarifa, em um projeto de decreto legislativo que suspende o ato do prefeito aumentando o preço da passagem. A propositura deverá ser votada no início deste ano.