Até o início do segundo semestre deste ano, a RMC vai ganhar 125 ônibus adaptados para o transporte de estudantes da rede estadual com deficiências físicas e pessoas com mobilidade reduzida severa. Destes, 60 veículos deverão ser entregues para a cidade de Campinas. A medida faz parte da ampliação do programa estadual de transporte na região.
O anúncio foi feito pelo diretor da EMTU, Marco Castiglieri, ontem (13) durante audiência na Câmara Municipal de Campinas. Chamado de ???Ligado???, o sistema é usado para deslocamentos expressos do tipo ???porta a porta???. Atualmente é realizado por meio de convênio firmado entre a EMTU e a Secretaria Estadual de Educação.
LEIA MAIS – SB: Contribuintes podem acessar 2ª via do IPTU
???Trata-se de um transporte acessível, seguro e eficiente a um público que não consegue utilizar o Sistema Regular, ainda que os veículos sejam adaptados. Assim, podemos promover a inclusão social desses cidadãos, garantindo que eles tenham acesso aos programas específicos do governo nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer???, disse o diretor.
O serviço é realizado por vans ou micro-ônibus, e pode ser implantado por meio de convênio entre a EMTU com órgãos municipais, estaduais e federais e outras instituições, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), a Associação Amigos dos Autistas (AMA), ou a Casa da Criança Paralítica, por exemplo. De acordo com Castiglieri, para ter acesso ao serviço, a criança ou o responsável deve procurar a escola e fazer um cadastro.