O alemão Nico Rosberg confirmou o seu bom desempenho apresentado durante o último treino livre em Suzuka e garantiu a pole position para o GP do Japão de Fórmula 1. Companheiro de Lewis Hamilton, o germânico conquistou a primeira colocação com o tempo marcado na sua primeira tentativa no Q3, já que os competidores não tiveram a oportunidade de concluir mais uma volta.
A pole de Nico ficou registrada com o tempo de 1min32s584. Já Hamilton cravou 1min32s660. O britânico até tentaria melhorar a sua marca e ficar com a primeira colocação no grid, mas nos últimos segundos da sessão, quando todos faziam as suas tentativas finais, Daniil Kvyat bateu forte, causando bandeira vermelha. Sem mais tempo, a direção resolveu encerrar o treino.
Com os carros da Mercedes na primeira fila, Williams e Ferrari dividiram as filas seguintes. Valtteri Bottas terminou com o terceiro tempo mais rápido, cravando 1min33s024. Logo em seguida apareceu Sebastian Vettel, com o quarto tempo (1min33s245).
O brasileiro Felipe Massa foi o quinto piloto mais rápido do Q3, tendo a sua volta registrada em 1min33s337. Exatos dez centésimos mais lento do que o paulista, ficou Kimi Raikkonen, na sexta colocação (1min33s347). Com Williams e Ferrari apresentando um ritmo muito semelhante, a disputa por posições na largada deverá ser acirrada amanhã.
Felipe Nasr, da Sauber, não teve um bom desempenho e acabou eliminado do treino logo na primeira fase.