A Secretaria de Saúde irá realizar no próximo sábado (18) o segundo dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. O mutirão ocorrerá em dez unidades de saúde, das 8h às 17h. Crianças de um ano a menores de cinco anos de idade deverão receber as vacinas, mesmo as que estiverem em dia com o calendário vacinal. Independente do dia D, a campanha ainda segue até o dia 31 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30 em todas as UBSs (unidades básicas de saúde).
As UBSs que irão abrir no sábado são a dos bairros Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Jardim Alvorada, Antônio Zanaga, São Luiz, Jardim Brasil, Parque da Liberdade, Parque das Nações e Jardim São Paulo. No primeiro sábado de agosto (4) aconteceu o primeiro dia D da campanha, onde 2.479 doses contra o sarampo e 2.522 contra a poliomielite foram aplicadas.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, ressalta que 6,3 mil crianças, aproximadamente, ainda não foram imunizadas no município. Ela pede aos pais ou responsáveis para que procurem as unidades de saúde para garantir assim a vacinação contra essas doenças transmissíveis, que podem acarretar complicações graves. ???A estimativa é de que 6,3 mil crianças ainda não foram vacinadas (…) lembrando que essas doenças são transmissíveis e que podem levar a complicações graves, sendo a vacina a principal forma de prevenção contra elas???, esclareceu.
Desde o início da campanha, no dia 6 de agosto, até agora, o município atingiu 33,58% de cobertura contra o sarampo e 34,37% contra a poliomielite, isto considerando o primeiro dia D, realizado no sábado, dia 4 de agosto. A meta é atingir 95% de uma população correspondente a 9,5 mil crianças na faixa etária correspondente. Considerando a vacinação de rotina realizada ao longo do ano, durante o acompanhamento aos recém-nascidos e crianças, o município está com 83,58% de cobertura contra o sarampo e 78,29% contra a pólio.