Uma das saídas para os aguapés da Represa Salto Grande em Americana é criar um minipantanal no local. O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), recebeu na tarde desta terça-feira representantes da empresa Ecosafe para tratar dos resultados iniciais e apresentar o projeto de erradicação de macrófitas, aguapés, da Represa do Salto Grande.
MINIPANTANAL– A empresa foi contratada pela CPFL Renováveis, cujos representantes também estiveram presentes na reunião. Na apresentação, representantes da Ecosafe e da CPFL apresentaram ao prefeito parte da pesquisa que tem previsão para durar até janeiro de 2019. “O objetivo é que eles nos apresentem uma proposta de manejo das macrófitas que dê resultado. Já houve uma série de medidas tentadas e estamos buscando uma solução” disse Daniel Daibert, gerente de Meio Ambiente da CPFL Renováveis.
Pela avaliação de Robinson Antônio Pitelli, responsável pela pesquisa, a solução possível para a represa é a criação de inimigos naturais – como outras espécies vegetais e até a criação de um “minipantanal” no espaço – além disso o confinamento e a retirada das espécies. Ainda haverá o aprofundamento das avaliações e alternativas ao longo do ano. De imediato, a CPFL Renováveis recebeu o pedido do prefeito para o isolamento dos trechos das orlas e a possibilidade de uso dos espaços. A idéia é colocar um sistema de isolamento dos aguapés das margens das orlas. “Caso a prefeitura faça a limpeza das margens é possível isolar o espaço e torná-lo apto para o uso daquele espaço pela população”, disse Pitelli.
O prefeito, Omar Najar, destacou que a ação é aguardada com expectativa. ???Todos têm a expectativa e o interesse em recuperar aquela região tão popular e de potencial turístico à cidade. Nos colocamos à disposição e esperamos que a proposta possa ser colocada em prática???, disse Omar.