Ao longo desta semana, a Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste vem cumprindo o papel de apoio à comunidade, para que pais, mães e responsáveis dos alunos possam se organizar em relação à rotina de seus filhos, antes da suspensão completa das atividades de todas as unidades escolares, programada para a próxima segunda-feira, 23 de março de 2020.
A medida segue o mesmo princípio estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que também suspenderá as aulas nas escolas estaduais a partir de segunda-feira (23).
Durante essa semana, a frequência dos alunos nas escolas barbarenses foi facultativa e com faltas abonadas. Ou seja, os pais puderam escolher entre levar ou não seus filhos à escola, de acordo com as condições de cada família. Esta medida, decretada na última segunda-feira (16), apresentou os resultados esperados e, com isso, gradativamente as famílias já foram se habituando com a previsão de restrições de convívio que o Estado de São Paulo e seus municípios deverão ter nas próximas semanas.
O período facultativo também permitiu à Secretaria Municipal de Educação levantar todas as informações necessárias para a suspensão segura das atividades escolares, reduzindo os impactos familiares.