O deputado estadual Chico Sardelli (PV) ficará na presidência da Assembleia Legislativa até quinta-feira, dia 13. Ele assumiu hoje (11/11) de manhã o comando dos trabalhos no Parlamento Paulista após ter conduzido o ato solene de posse do presidente da Alesp, Samuel Moreira, como governador interino do Estado, em substituição a Geraldo Alckmin, que está em viagem oficial aos Estados Unidos. . O vice-governador Guilherme Afif Domingos está impedido de assumir o cargo também por motivo de viagem ao exterior. Alckmin foi assinar financiamento de R$ 710 milhões junto ao BIRD (Banco Internacional para Recuperação e Desenvolvimento) para obras em rodovias paulistas. Os recursos serão aplicados em 12 trechos de estradas, nas regiões de Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.
Na solenidade de posse, realizada no Salão Nobre do Parlamento, Samuel Moreira prestou juramento de cumprir as constituições federal e estadual, falou de sua obrigação constitucional em substituir o titular do cargo e prometeu dar sequencia ao trabalho do governador Geraldo Alckmin.
Na cerimônia, o deputado Chico Sardelli leu o ofício enviado pelo Gabinete do Governador do Estado, convocando, nos termos do artigo 40 da Constituição do Estado, o presidente do Parlamento a assumir o cargo de governador. Em seguida, Sardelli, na presença do 1º secretário, deputado Enio Tatto (PT), declarou empossado Samuel Moreira como governador do Estado, até quinta-feira.
Sardelli, por sua vez, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa. “?? uma honra substituir o deputado Samuel Moreira. O trabalho seguirá dentro da normalidade, vamos presidir a reunião do Colégio de Líderes e dar encaminhamento ao expediente”, declarou. (Com informações do portal da Alesp)