Representantes dos Guardas Municipais de Americana procuraram o deputado estadual Chico Sardelli (PV) hoje à tarde (14/07) em seu escritório político buscando orientações sobre as situações recentes que envolvem a corporação. Sardelli é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo. Entre as principais reivindicações da categoria está a implantação da aposentadoria especial para os guardas municipais.

O presidente da Associação dos Guardas Municipais, GM Archanjo, explicou que para isso o prefeito Omar Najar precisa enviar um projeto de lei para aprovação na Câmara Municipal. A aposentadoria especial para guardas estabelece 25 anos de atividade na profissão ou 20 anos na profissão mais 10 anos de registro em outra função. “Existem perto de 50 guardas que podem ser beneficiados com a aposentadoria especial, o que evitaria a necessidade de demissões”, exemplificou.

Eles abordaram também com o deputado a preocupação com demissões, a liminar conseguida pela Prefeitura para reduzir em R$ 1 mil o salário dos guardas e que anula o aumento do adicional de risco da categoria, além da possibilidade de ser cancelado o reajuste salarial aplicado este ano. “O prefeito está retirando benefícios adquiridos, que prejudicam muito os guardas. Viemos pedir o apoio do deputado Sardelli, que sempre defendeu a categoria, para que interceda junto ao prefeito na busca de outras alternativas que não afetem tanto os guardas municipais”, comentou.

A reunião foi acompanhada também pelo presidente do Conseg (Conselho de Segurança) da 1ª Companhia, João Miletta. “Esse encontro foi muito importante para entendermos melhor as solicitações e posicionamentos dos guardas, uma vez que há muitos boatos correndo pela cidade. O Conseg vai estar sempre a favor do que é melhor para a segurança da população”, destacou.

O deputado Chico Sardelli disse que agendará uma reunião com o prefeito Omar Najar para tratar das questões da Guarda Municipal. Participaram da reunião os guardas Almeida, E. Santos, Aguilera, Ronildo e Rodrigo.