Saturno, o ???planeta dos anéis???, deverá perder a estrutura que o diferencia de outros planetas mais cedo do que o esperado. Novo estudo publicado na revista científica ???Icarus??? indica que o material dos anéis está sendo ???puxado??? pela gravidade em direção ao planeta no ritmo máximo estimado por medições feitas pelas sondas Voyager 1 e 2, da Nasa, nos anos 1980.
De acordo com os pesquisadores, mantida a taxa máxima calculada com os dados das Voyager e confirmadas no novo estudo com observações feitas no Havaí, os anéis de Saturno devem desaparecer num prazo de ???apenas??? cerca de 300 milhões.
No entanto, novas medições feitas pela sonda Cassini, também da Nasa, sugerem um ritmo ainda maior de queda do material, com os anéis também podendo sumir em ???meros??? 100 milhões de anos. ?? um período relativamente curto comparado com a idade de Saturno, de mais de 4 bilhões de anos, a mesma idade do nosso sistema solar.
Temos sorte de estar por aqui para vermos o sistema de anéis de Saturno, que parece estar no meio de sua vida, diz James O???Donoghue, chefe do estudo. Mas, se os anéis são temporários, talvez tenhamos perdido a chance de ver anéis gigantes em Júpiter, Urano e Netuno, que hoje têm apenas finos ???aneizinhos???.