A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com os encontros do 1º grupo do Programa “Saúde sem Tabaco” de 2023.
Nesta segunda-feira (13) foi realizada mais uma reunião terapêutica com os participantes desta edição. Na próxima semana os encontros terapêuticos serão encerrados, iniciando posteriormente as reuniões de manutenção.
A iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com encontros semanais durante aproximadamente três meses. Os interessados em se inscrever para novas turmas, ao longo do ano, já podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. As reuniões ocorrem às segundas-feiras no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
Durante o programa, os participantes passam por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal, reuniões terapêuticas e reuniões de manutenção.
Álcool, cocaína e maconha as ‘campeãs’ do Carnaval
O programa desenvolvido pela Prefeitura existe há 11 anos e conta com apoio de uma equipe multidisciplinar, oferecendo de forma gratuita apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento