O Programa ‘Saúde Sem Tabaco’ de Santa Bárbara d’Oeste oferece atendimento para mais de 120 pessoas,segundo dados de 2016. Foram três grupos realizados ao decorrer do ano. Cerca de 50% dos participantes dos grupos pararam de fumar com ajuda do programa feito em Santa Bárbara d’Oeste totalmente de graça.
Em 2017, nesta semana já foi iniciado um novo grupo onde os participantes passaram por acolhimento com preenchimento de fichas individuais e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência de nicotina e motivação de cada paciente.
Como funciona? Os encontros monitorados pela Prefeitura são promovidos todas às segundas-feiras no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), com o objetivo de ajudar o fumante a abandonar o vício. Os profissionais abordam diversos temas, como dependência do tabaco, como ele age no organismo e seus malefícios.
Também há consulta médica e avaliação bucal como parte das atividades. O programa tem coordenação do médico Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social aos participantes. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.
Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.
“Eu não teria parado de fumar sem participar do Programa Saúde sem Tabaco. Foi por meio das reuniões no grupo e auxílio dos profissionais que percebi todos os malefícios causados pelo tabaco no meu organismo. Indico para todas as pessoas que desejam largar esse vício”, disse a dona de casa Maria Leite dos Santos, 54 anos, uma das participantes do programa.