A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com os encontros do Programa “Coluna Ativa”. A iniciativa visa o tratamento para pessoas com problemas relacionados às dores na coluna, por meio de atendimento especializado em um ambiente acolhedor. O grupo é promovido todas as quartas-feiras e intercala atividades práticas e teóricas em espaços públicos. No encontro da última quarta-feira (28) os participantes receberam orientações com profissionais de fisioterapia e auriculoterapia no Museu da Água. Já nesta quarta-feira (7) haverá orientações com ortopedista.
O objetivo do Coluna Ativa é despertar a atenção para os cuidados com a postura correta da coluna e aperfeiçoar a assistência nas áreas da ortopedia, neurocirurgia, dor crônica e fisioterapia junto aos pacientes. O grupo tem coordenação da ortopedista Bárbara de Oliveira Manoel Salvi, sendo conduzido por equipe multidisciplinar que conta com profissionais de ortopedia, nutrição, psicologia, fisioterapia e auriculoterapia.
As atividades são monitoradas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Atenção Especializada. Para ingressar no grupo é necessário que o usuário do SUS (Sistema ??nico de Saúde) procure o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência.
Caso seja verificada a necessidade de uma investigação mais aprofundada do caso, o paciente é encaminhado para consulta com um médico especialista. Como o grupo é voltado a um público específico, um ortopedista determina quem precisa do tratamento de alto cuidado.