A Biblioteca Pública Municipal ???Maria Aparecida de Almeida Nogueira??? (Central) e o Centro Cultural e Biblioteca ???Profº Léo Sallum???, na Zona Leste, recebem em agosto e setembro, respectivamente, o Programa Viagem Literária. A iniciativa mantida pela Secretaria de Estado da Cultura faz parte das ações para o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas e visa promover a leitura entre os cidadãos paulistas e dinamizar as bibliotecas públicas municipais levando a programação até 80 cidades do Estado. Os convidados são autores consagrados e contadores de histórias de grande destaque na cena literária contemporânea para realizar bate-papos e contação de histórias. A bibliotecária,Roseli Tassi explicou que o projeto consiste em estimular o prazer da leitura e atrair novos usuários para as bibliotecas do município.
Em 2014 cada cidade contemplada recebe atrações mensais divididas em módulos. O primeiro módulo será o de Contação de Histórias no dia 26 de agosto às 9h e às 14h30, na Biblioteca Central, com a presença da contadora Tininha Calazans com ???Grimmistórias??? – uma viagem ao reino encantado dos contos de Grimm. Essa contação apresenta recontos inspirados na obra preciosa dos irmãos Grimm. O segundo módulo será realizado no dia 19 de setembro no Centro Cultural e Biblioteca Léo Sallum, às 14h30 e contará com a presença do autor Luiz Puntel. Nesse módulo, haverá um bate-papo de aproximadamente duas horas, onde o escritor falará de suas obras. O objetivo deste evento é desenvolver o prazer pela leitura e aproximação do público com o autor. Outra parte da programação em outubro ainda será divulgado pela Secretaria Estadual de Cultura.
O Viagem Literária é um dos programas da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo dedicados à valorização das bibliotecas públicas e ao estímulo à leitura. A Secretaria mantém, por meio da coordenação do Sistema de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (SisEB), ações contínuas de atualização profissional e renovação de acervos, a exemplo de cursos de capacitação, periódicos e do Seminário Internacional de Bibliotecas, que acontece em novembro.