Que segunda feira histórica. As manifestações ocorridas hoje em várias capitais e cidades deste Brasil mostra a efervescência de uma camada da sociedade que sempre foi protagonista das grandes transformações, A JUVENTUDE. 
Nas ruas do Brasil eles demonstraram a capacidade de organização e mobilização em torno de um direito intransferível, o transporte público acessível e de qualidade. Estar nas ruas é colocar em prática um novo marco legal conquistado a poucos dias, que é o Estatuto da Juventude, que já no seu Artigo segundo diz: Os jovens gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo dos relacionados nesta lei, assegurando-se-lhes, por lei ou outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social, em condições de liberdade e dignidade. 

A Juventude como sujeitos de Direitos vai as ruas para legitimamente gritar por uma Educação de Qualidade, pela Saúde, pela Mobilidade Urbana , ao Lazer, e a tantos outros direitos que são cotidianamente negados.
Simbolo maior desta segunda feira, foi a invasão da cobertura do Congresso Nacional, esta é a intervenção de um povo que não aguenta mais a sua condição de telespectador, e se coloca agora na condição de protagonista. Ha ainda muito que avançar e muitos direitos a conquistar, mais esta segunda feira 17 de junho de 2013, com certeza entra para a história.
Bruno Pereira – conselheiro tutelar em Americana