Parceria com BitDefender. A segurança on-line deixou de ser uma preocupação apenas de empresas especializadas em serviços na internet. Isso porque, atualmente, a informatização já tomou conta de praticamente todos os setores. 

Por um lado, isso traz melhorias – principalmente na organização da instituição – e facilita o acesso a arquivos, por exemplo. 
No entanto, com a migração de todo o processo para o mundo virtual, é também mais fácil para criminosos, em qualquer lugar do planeta, atacar o sistema para roubar/sequestrar informações sigilosas, entre outras ações que podem causar prejuízos à empresa.
E você, sabe o que deve ou não fazer na sua empresa? 
Para te ajudar a encontrar a melhor solução e ficar livre de ataques, separamos algumas informações que circulam por aí para esclarecer o que é verdade ou mito. Confira:    
??? A frequência dos ataques a dados está aumentando 
Verdade. Com mais dispositivos conectados, o interesse dos criminosos em ataques cibernéticos também aumenta. Além disso, há maior disponibilidade de ferramentas utilizadas por hackers, que podem ser adquiridas em lugares como a deep web, facilitando as invasões mesmo por transgressores menos experientes.
??? Um sistema atualizado previne contra todas as ameaças 
Mito. A atualização regular do sistema ajuda a prevenir ataques, porém, não basta só isso para manter todo o computador ou rede seguros. 
??? O treinamento dos colaboradores ajuda a prevenir ataques
Verdade. Grande parte dos ataques cibernéticos poderiam ser evitados se os usuários estivessem melhor preparado. Por exemplo, não saber identificar links e e-mails maliciosos pode ser uma porta de entrada perfeita para a instalação de malwares. 
 
??? O Brasil não é alvo de ciberataques 
Mito. Apesar de ser muito comum ouvir sobre ataques em países da Europa ou nos Estados Unidos, esse não é o único alvo dos cibercriminosos. Além disso, o Brasil é um dos países mais suscetíveis a esse tipo de ataque. 
??? Smartphones não são alvos de ataques 
Mito. Apesar de ser mais comum ver empresas atacadas por meio do computador, esse não é o único meio de invasões. Os smartphones podem, sim, serem alvos de criminosos, principalmente por não possuírem um software de proteção tão sofisticado. 
??? A segurança deve ser implantada apenas na área de TI  Mito. Apesar da área de tecnologia de informação parecer mais suscetível, os hackers podem atacar qualquer setor. E até preferem, pois sabem que a segurança costuma ser menos observada nessas partes. No entanto, com os sistemas integrados, fica fácil ter acesso a qualquer informação da rede, não apenas de um computador específico. 
??? Investir em cibersegurança é um custo desnecessário 
Mito. Apesar dos custos gerados pelo investimento em segurança, eles costumam ser bem menores que os prejuízos causados por uma invasão. As perdas podem ir além da parte financeira, podendo ser operacionais e até na imagem da empresa. 
Por isso, é essencial investir em softwares de segurança confiáveis, como o antivírus 2018 da Bitdefender, para assegurar o sigilo das informações da sua empresa e evitar eventuais perdas. 
Conhece algum outro mito ou verdade importante sobre a segurança on-line? Compartilhe nos comentários!