A Seleção Brasileira de futebol feminino já iniciou a preparação para a Copa do Mundo, que se inicia em junho. O elenco embarcou para Portugal, local de treinamentos antes do torneio, no final de maio. Com o objetivo de já se acostumar com o fuso e também com o clima, as jogadoras vão ficar quase 20 dias em terras lusas. O treinador Vadão busca acabar com os problemas do time, que não vence uma partida desde o ano passado.
O início de 2018 foi positivo para o Brasil, que venceu a Copa América com 100% de aproveitamento. A equipe comandada por Vadão superou, com certa facilidade, a disputa contra Colômbia, Argentina e Chile. No entanto, a situação mudou depois do título. A equipe sofreu para encaixar bons jogos e acumulou resultados negativos em sequência. Foram 11 partidas disputadas desde então, e apenas uma vitória.
Esse resultado positivo aconteceu no dia 29 de julho, em amistoso contra o Japão. Depois disso, foram apenas derrotas acumuladas, inclusive para seleções de pouco sucesso internacional, como a Escócia e a Espanha. O aproveitamento de apenas 9% é o sinal de que algo precisa mudar para a disputa da Copa do Mundo. Por isso, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu por fazer uma preparação especial já no continente europeu. ?? uma forma de dar mais tranquilidade para a equipe.

Os treinamentos vão acontecer em Portimão, na região sul de Portugal, e devem durar até perto da estreia do Brasil na Copa do Mundo. A escolha do local foi por conta do clima e também da proximidade com a França, país sede do Mundial. Enquanto quase todo o elenco já se apresentou em São Paulo, cerca de sete jogadoras vão se apresentar já no centro de treinamento escolhido para a preparação.
Objetivo é surpreenderSe normalmente o Brasil chega na Copa do Mundo com certo favoritismo, em 2019 a situação será bem diferente. Os resultados negativos colocam um grande ponto de interrogação na equipe. Os números na bolsa esportiva da Betfair, para o torneio, colocam a Seleção como uma possível zebra. No dia 28 de maio, o time de Marta aparecia com apenas 4,8% de chance de título, bem distante do favoritismo de França e Estados Unidos.
O lado positivo dessa previsão é a falta de responsabilidade que a equipe tem no Mundial. A Seleção Brasileira corre por fora e acaba não chamando tanto a atenção da mídia, algo que as donas da casa devem sofrer do começo ao fim. Em entrevista ao portal da UOL Esporte, a goleira Aline afirmou que a ideia é honrar a camisa do Brasil e tentar chegar o mais longe possível na disputa da taça.
A estreia da Seleção na Copa do Mundo acontece no dia 9 de junho, em Grenoble. A equipe vai encarar a Jamaica e deve contar com certa facilidade para vencer. Depois, o time ainda vai encarar a Austrália e a Itália, pelo Grupo C. A fase final é que pode complicar, com um possível confronto contra Inglaterra ou até mesmo França. A torcida brasileira vai apoiar até o final, sonhando com resultados melhores neste momento tão complicado.