A cidade de Nova Odessa “batizou” na manhã da última sexta-feira (1º de abril) uma das sete VBTP (Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal) Guarani do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado “Batalhão Henrique Dias”, localizado no bairro Fazenda Chapadão, em Campinas. A solenidade ocorrida no Pátio de Formatura Duque de Caxias foi presidida pelo Tenente Coronel Eduardo da Silva Ruy, Comandante do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado, e pelo General de Brigada de Infantaria Mecanizada Agnaldo Santos de Oliveira, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

A escolha de Nova Odessa é porque o município faz parte das 57 cidades sob responsabilidade da unidade militar. O comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) novaodessense, Luciel Carlos de Oliveira, e o subinspetor Rodrigo Santos representaram, respectivamente, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, na solenidade.

A tropa formada pelo efetivo do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado cantou a canção do Exército Brasileiro, realizou um desfile a pé e fez o batismo das viaturas blindadas, além do esperado batismo das viaturas – ocasião em que o comandante Luciel quebrou a garrafa de champanhe decorada com as cores da Bandeira do Brasil no blindado que recebeu o nome do município novaodessense. O encerramento foi uma volta no “Guarani” blindado.

“Esse foi um evento extremamente importante para Nova Odessa, tendo em vista ser a primeira vez que a cidade batiza uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani. Ficamos felizes e honrados por representar o prefeito Leitinho e o vice Mineirinho, nessa linda solenidade no 28º Batalhão de Infantaria, e ter um blindado com o nome de nossa querida cidade”, comentou o comandante Luciel.

“Não estivemos presentes por motivo de agenda, mas deixamos nossos agradecimentos ao Exército, em nome do Tenente Coronel Eduardo da Silva Ruy e do General de Brigada de Infantaria Mecanizada Agnaldo Santos de Oliveira, por esse reconhecimento em batizar o blindado Guarani com o nome de Nova Odessa. Significa muito para nós essa homenagem, vinda de uma das principais forças armadas do país, e no ano em que o Brasil completa 100 anos de Forças Blindadas”, comemorou o prefeito Leitinho.

A VBTP Guarani foi desenvolvida com tecnologia nacional, projetada e fabricada pela Iveco Veículos de Defesa do Brasil. O blindado que recebeu o nome de Nova Odessa tem capacidade de velocidade de até 95km/h. “Para mim foi gratificante participar pela primeira vez em 16 anos de guarda municipal desse evento marcante”, disse o subinspetor Santos.