Os contribuintes de Sumaré já estão recebendo através dos Correios, desde o último dia 29 de janeiro, os carnês do IPTU (Imposto Predial e Território Urbano) de 2016. A previsão da empresa é terminar a distribuição até a próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro. Mesmo assim, muitos proprietários têm optado pela comodidade da impressão da 2ª via diretamente no portal da Prefeitura, o www.sumare.sp.gov.br. Esta opção pode ser acessada na coluna da esquerda do site, denominada ???SERVI??OS???, no botão virtual ???Acesso a Tributos Online???, na opção (link) ???2ª via ??? IPTU exercício???.
Segundo o DTI (Departamento de Tributos Imobiliários), vinculado à Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, até o final da tarde do último dia 10 de fevereiro, 2.994 contribuintes já haviam recolhido IPTU do atual exercício (ano). Destes, 1.981 contribuintes, o equivalente a 66,2%, optaram pelo pagamento da cota única à vista, que dá desconto de 10% no valor total.
O pagamento da cota única com desconto pode ser feito até o dia 29 de fevereiro ??? data de vencimento da 1ª parcela, caso o contribuinte opte pelo pagamento em 11 vezes sem desconto. O pagamento dos carnês pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
A Prefeitura de Sumaré corrigiu o IPTU de 2016 apenas pela inflação, que foi de 9,929% ??? correspondente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor ??? Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As alíquotas do imposto não tiveram qualquer alteração.
Para 2016, foram emitidos 78.471 carnês, num total de R$ 58,8 milhões. Em média, a Prefeitura arrecada anualmente cerca de 75% do total lançado, sendo o restante incluído na Dívida Ativa e sujeito a uma ação de Execução Fiscal, conforme determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.