O mais recente balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Sumaré aponta a ocorrência de 2.021 casos de dengue confirmados na cidade de 1º de janeiro até 27 de maio. Destes, apenas dois são importados. O relatório é produzido a partir dos resultados dos exames de sangue realizados pelo Instituto Adolfo Lutz e, desde as últimas semanas, também por critério clínico epidemiológico.
Em 2014, até o momento, a cidade registrou 2.773 notificações, sendo 652 negativadas e o restante continua aguardando o resultado. Dois pacientes confirmados faleceram pela forma grave da doença,outras duas suspeitas de dengue grave foram descartadas e, atualmente, há apenas uma suspeita de dengue grave em investigação. A cidade está há cerca de dois meses em situação considerada ???de emergência???, de acordo com critérios técnicos estabelecidos pelo Plano Nacional de Controle de Dengue.
Entre os dias 1º de janeiro a 22 de maio, as equipes antidengue da Prefeitura de Sumaré já realizaram 64.178 mil ações de controle e prevenção da dengue. Foram mais de 33.270 mil visitas casa a casa, 13.541 mil bloqueios de criadouros, quase 10.104 mil imóveis abrangidos pelas nebulizações de inseticida com auxílio de equipamentos ???costal??? e ???ambiental??? (neste caso, bombas instaladas sobre veículos do tipo picape), entre outras ações que incluem o trabalho de campo e o trabalho educacional/orientação ??? como a entrega de 150 mil panfletos de orientação até o momento no ano.Em 2013, foram quase 2,5 mil casos, e em 2007, pior ano da epidemia, 3.699 casos positivos. A Secretaria de Estado da Saúde trabalha com a possibilidade de a doença atingir novamente 1% a 2% da população de algumas cidades da região em 2014, entre elas Sumaré.