Começou ontem, dia 12, o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecido pelo Núcleo de Inclusão da Secretaria de Educação de Sumaré gratuitamente aos professores da rede municipal e demais interessados. São encontros semanais que irão preparar e introduzir aos participantes a comunicação básica com pessoas que possuem surdez e deficiência auditiva. Ainda há vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever pelo email pms.inclusaosumare@gmail.com.
???Essa capacitação vai permitir a comunicação adequada dos nossos profissionais com os alunos que possuem deficiência auditiva, acolhendo-os e garantindo-lhes o acesso à educação. Além disso, estendemos a capacitação para os pais e comunidade, pois entendemos que é necessário que as pessoas com deficiências estejam incluídas na sociedade como um todo, não apenas no ambiente escolar???, explicou a secretária de Educação, Mirela Cia Medeiros.
O curso tem duração de 30 horas e utiliza aulas expositivas e recursos multimídia. Entre os conteúdos trabalhados estão a gramática básica, saudações, horas, profissões, pronomes e sinais de família. As atividades são realizadas no CEFEMS (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré) da Prefeitura.
???Investir na Educação é um dos compromissos da nossa Administração e as capacitações para os nossos profissionais, além de valorizá-los, são importantes também para um atendimento de qualidade à população. O curso de Libras é um ganho muito importante aos nossos alunos com deficiência auditiva, garantindo que estejam inseridos na comunidade e que tenham o mesmo nível de aproveitamento escolar que os demais estudantes???, completou o prefeito Luiz Dalben.
Estão matriculados na rede municipal de ensino 18 alunos portadores de deficiência auditiva. Todos passam por acompanhamento no Cirase (Centro Integrado de Recursos de Aprendizado e Saúde Escola).