Cerca de 100 pessoas participaram na manhã do último dia 1º de dezembro de uma passeata em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2015. Promovida pela Prefeitura de Sumaré, a caminhada saiu da Praça Rose Maluf, no São Carlos, e seguiu até a Praça das Bandeiras, no Centro, onde alunos ligados ao Projeto SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas), acompanhados dos professores, da Fanfarra da Melhor Idade e de integrantes da comunidade em geral, ficaram reunidos lembrando da importância da conscientização e prevenção da doença.
O evento foi organizado pelo Cresser/CTA (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva/Centro de Testagem Aconselhamento) da Prefeitura de Sumaré, com o objetivo de reafirmar a luta do município na conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção.
A secretária municipal de Saúde, Fauzia Raiza, disse estar muito satisfeita com os trabalhos mantidos pelo Cresser, lembrando do preconceito que as pessoas portadoras do HIV/Aids enfrentaram ao descobrirem a doença.
A campanha deste ano, teve o slogan ???Com o tratamento, você é mais forte que a Aids???, e reforça a necessidade de discussões sobre questões relacionadas à vulnerabilidade à Aids entre jovens de 15 a 24 anos e entre pessoas vivendo com HIV/Aids. Também busca uma sociedade mais solidária, sem preconceito e complacente à diversidade sexual.
A gerente do Cresser e coordenadora do Programa DST/Aids de Sumaré, Tânia Mara Cardoso, explicou que, hoje, o tratamento é mais acessível do que era na década de 1980, no início da epidemia.
Segundo o Ministério da Saúde, o resultado antecipado é importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus.