A Prefeitura de Sumaré investe na segurança e proteção da população. Em 2018, a Secretaria de Segurança recebeu grandes melhorias para o efetivo, estrutura e ambiente de trabalho, ações e operações.

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade, foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal. A grupamento reúne as equipes táticas e do Canil para realizar procedimentos e gerenciamento de crise. Na sede da GM, foi implantada a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil também foram entregues para a corporação.

As operações foram intensificadas. Foram realizadas 17 operações ???Bar Legal???, resultando em 117 estabelecimentos fiscalizados, 30 notificações, 22 autuações, 56 estabelecimentos fechados e 1 lacrado; ocorreram 18 operações ???Pancadão???, fiscalizando 182 veículos, 3 autuações e 201 pessoas averiguadas. A operação ???Chorume???, que fiscaliza o derramamento do líquido em vias púlicas, foi promovida 11 vezes, vistoriando 377 caminhões e autuando 27 destes veículos. Além disso, diversas ações e operações são promovidas em conjunto com a Polícia Militar.

Novas operações foram implantadas em Sumaré: a operação ???Carnaval??? teve como objetivo coibir furtos durante o período de festas e orientar os condutores sobre a cobinação bebida alcoólica e direção. Já a operação ???Horto Florestal??? promove visitas a banhistas que utilizam indevidamente o espaço. Além disso, foram realizadas 22 operações ???Saturação???, criada para reforçar o patrulhamento nos bairros, averiguando 78 pessoas.

Os Agentes de Fiscalização Ambiental foram regulamentados no Município. Quinze guardas municipais trabalham em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda, realizando patrulhamento e atendendo aos chamados da população. Os guardas designados para o trabalho podem aplicar multas e notificações por irregularidades ambientais, como descarte de resíduos em locais proibidos e maus-tratos a animais, fazer apreensões embargos e lacrar estabelecimentos e equipamentos que ferem o meio ambiente.

Um projeto inovador e pioneiro no Estado de São Paulo foi implantado na Guarda Municipal: o Promad (Programa Anti-Drogas) Inclusão Social, que trabalha com os alunos da APAE aptos para ingressar o mercado de trabalho. Já o Promad desenvolvido nas escolas municipais formou 692 alunos, focando na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas.

E por falar em inovação, pela primeira vez  em 51 anos de história, uma mulher assumiu o comando da Guarda Municipal: a GCM Simone Souza está à frente dos serviços da instituição, tanto na parte ostensiva quanto na área preventiva.

As capaitações e cursos de reaqualificação também foram reforçadas. Entre os treinamentos realizados este ano, estão os cursos das operações Estiagem e Verão, que contou com a participação da equipe da Defesa Civil; o ???Simulado de Atendimento de Acidente com Múltiplas Vítimas???, com a presença do Corpo de Bombeiros, GM e demais corporações; e a capacitação de atendimento a ocorrências com vítimas de acidentes aéreos, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, realizada pelo Corpo de Bombeiros.

 ???Nossos colaboradores são guerreiros e heróis, dedicam seus dias para garantir nossa proteção. Investimos em nossas corporações, tanto na parte operacional e técnica, quanto na qualidade do ambiente de trabalho e estrutura e na valorização das nossas equipes, o que influencia diretamente no trabalho prestado à população. São diversas melhorias acontecendo em todas as áreas da cidade, que tem como único objetivo a qualidade dos serviços que oferecemos aos moradores???, disse o prefeito Luiz Dalben.