A base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Sumaré completou 10 anos de atuação na cidade na última semana, atingindo um tempo médio de resposta aos chamados recorde: de 10 a 15 minutos, segundo balanço do terceiro quadrimestre de 2017 (setembro a janeiro). Para comemorar a data e o resultado positivo, o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti, e a coordenação do SAMU reuniram-se com os colaboradores.
Durante a confraternização, os responsáveis apresentaram os últimos índices de atendimento realizados pela central. No terceiro quadrimestre de 2017, a equipe de Sumaré realizou 2.939 atendimentos: a maioria ??? cerca de 68% ??? respondendo a chamadas para suporte clínico (AVC, hipertensão, crise convulsiva, entre outros). Na sequência aparece o apoio a traumas (colisão de carros, motocicletas, atropelamentos, quedas, etc), totalizando 14% dos casos. Neste período, o tempo médio para a resposta variou de 10 a 15 minutos.
Para o secretário de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti, os avanços são bastante significativos, uma vez que, antes de 2017, o SAMU contava com pouca estrutura de trabalho. ???Hoje o SAMU finalmente conta com viaturas em plenas condições para o atendimento às urgências, oferecendo a agilidade que os casos requerem. São três veículos devidamente equipados e, a partir dos próximos meses, mais duas viaturas serão incorporadas à frota atual, totalizando cinco veículos totalmente revisados. Os dados mostram que estamos no caminho certo e agradeço a toda a equipe de Urgências e Emergências, que não mede esforços para humanizar a Saúde de Sumaré e está sempre de prontidão para salvar a vida do próximo???, destacou.
???A efetividade que o SAMU de Sumaré possui hoje é mais uma conquista do trabalho sério que estamos desenvolvendo na nossa cidade, principalmente quando o assunto é Saúde. Não temos medido esforços para oferecer um atendimento digno aos moradores, seja na rede de atenção básica, em especialidades, urgências e emergências ??? todas as áreas estão sendo reestruturadas e, aos poucos, os resultados positivos vão surgindo???, destacou o prefeito Luiz Dalben.
O atendimento do SAMU é realizado 24 horas pelo número 192.